No desempenho de suas atividades econômicas, o homem modifica oambiente em que vive: corta ou planta árvores, ara terras, constróiedifícios e caminhos, perfura montanhas para abrir túneis ou minas,lança resíduos orgânicos e industriais na atmosfera, nos rios e no mar,canaliza as águas superficiais. O resultado de tudo isso é a paisagemgeográfica, síntese dos elementos naturais e da ação transformadorados seres humanos.
Paisagem, em sentido geral, é toda porção de terreno contemplada deuma perspectiva natural ou estética. Para a ciência geográfica, porém, otermo tem significação específica e refere-se ao próprio objeto dageografia. Nesse sentido científico, paisagem é o resultado dacombinação, num dado território, dos elementos físicos, biológicos ehumanos que constituem sua unidade orgânica e se encontramestreitamente relacionados. Para muitos autores, o objeto da ciênciageográfica é o estudo das paisagens terrestres em sua estrutura, gênesee função. A geografia geral estuda e classifica os diversos tipos depaisagem da superfície terrestre.
O conceito geográfico de região refere-se a territórios vinculadossegundo razões econômicas e políticas de caráter funcional, enquanto apaisagem
constitui um espaço territorial caracterizado por seuselementos externos ou formais. Numa mesma região se podem acharvárias paisagens (marítimas e naturais, agrícolas, industriais etc.).
No desenvolvimento da ciência geográfica, oconceito de paisagem teveimportância fundamental na delimitação do campo de estudo. Naantiguidade, a relação entre os elementos físicos e humanos dapaisagem foi estabelecida pela primeira vez nos tratados de Estrabão edos geógrafos da escola de Alexandria. Na época dos grandesdescobrimentos e da expansão européia, o progresso das ciênciasnaturais contribuiu para a descrição minuciosa de aspectos físicos doambiente.
No começo do século XIX, Alexander von Humboldt definiu paisagem emsentido ainda estritamente natural, e Carl Ritter descobriu a inter-relação entre a atividade do homem e o meio natural, o que deu origemà geografia humana. A escola alemã desenvolveu uma concepçãodeterminista da geografia, pela qual o meio condicionaria rigidamente aatividade e a cultura humanas. Na França, a escola possibilista,representada sobretudo por Paul Vidal de La Blache, defendeu ainfluência do homem no meio, ao longo da evolução histórica e segundoseus próprios interesses.
A partir do fim do século XIX, quando William Morris Davis definiu aspaisagens morfológicas conforme seus processos de formação, osgeógrafos desenvolveram os conceitos de paisagem natural, humanizadae geográfica global. Um passo decisivo nessa evolução teórica foi aclassificação pelos elementos constitutivos, entre os quais o clima, bemdiferençado em grandes regiões terrestres e em microclimas locais
Olá pessoal vocês que fazem parte da elite intelectual , ajude ao site com doações em $ para melhor aprioramente e expansão e concorra a livros de lançamentos dos melhores escritores. enviar : pedropaulo_Nimbus@hotmail.com doações a partir de 10 reais envie um email e comunicarei como fazer a doação.
A Direção Book-rede agradece.