HISTÓRIA GERAL- PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO,NEOLÍTICO E REVOLUÇÃO NEOLÍTICA.
O período Paleolítico, quer dizer pedra antiga é mais conhecida como período de selvageria, ou Idade da Pedra Lascada, que acontece no período pré-histórico, que aconteceu há 2 (dois) milhões de anos. Nesse período a principal atividade era: a caça e a colheita, utilizando instrumentos de pedra, tendo que se deslocar de um lugar para o outro, como nômades.
NEOLÍTICO:
Nesse período há uma divisão, existe o período Paleolítico Inferior (há 300 mil anos), e o Período Paleolítico Superior (até 10 mil anos a.C.). Antes que existisse o período Paleolítico ouve o Período Eolítico. O tempo era frio e com isso os nômades (pessoas que viviam nesse período), começaram a utilizar o fogo, para se manterem aquecidos e espantarem os animais que os atacasse.
O período Neolítico, é o período em que a agricultura é bastante forte, com o cultivo, foi possível construir moradias fixas perto dos rios para que haja facilidade no cultivo e na abundância de alimentos, e desenvolver sociedade entre outros povos, aumentando ainda mais a população. Começaram a domesticar os animais, o trabalho passou a ser para todos, independente de serem homens e mulheres.Neolítico quer dizer, Idade da Pedra Polida, pelo fato de os instrumentos serem feitos de Pedra Lascada e Pedra Polida.
Com essa evolução, passaram a produzir peças, e com isso começou a surgir o comércio e o armazenamento de alimentos e a utilização de roupas de lã e utensílios, surge o dinheiro. Esse período por ser o último, foi marcado pela escrita e não somente por desenhos que eram feitos nas cavernas. Todo o clima muda, pelas conquistas próprias dos homens, alterando assim o clima, ou seja, a crosta terreste aquece e aumenta o nível do mar , modificam-se as florestas, os desertos e até alguns animais que eram desconhecidos passam a aparecer.
REVOLUÇÃO NEOLÍTICA SO NO BOOK-REDE:
Ao longo de todo o período Paleolítico, o homem desenvolveu uma série de habilidades físicas e técnicas que lhe permitiram aprimorar a sua vida na terra. Contudo, o aspecto rústico destes instrumentos lhe permitia realizar um campo bastante limitado de intervenções na natureza. Em geral, o indivíduo desse período histórico assegurava sua sobrevivência coletando alimentos oferecidos pela natureza ou realizando outras atividades, como a pesca e a caça.
No momento em que alguma alteração climática ou esgotamento de recursos inviabilizasse a sua existência, nossos ancestrais paleolíticos se deslocavam no território em busca de um lugar que oferecesse melhores condições. Dessa forma, podemos avaliar que a vida nômade foi uma das mais importantes características que marcaram a vida humana até aquele momento. Contudo, estando em constante mudança, esse homem transformou o seu modo de vida com a chegada do período neolítico.
O fim da última era glacial transformou as condições climáticas em seus mais variados aspectos. A diminuição das temperaturas provocou a formação de um clima temperado em grande parte do continente europeu. O norte da África se transformou em uma região extremamente árida e a região do Saara sofreu um grande processo de desertificação de suas terras. Em meio a essas mudanças, homens e animais foram obrigados a se espalharem por regiões diversas em busca de água e vegetação.
Quando alcançamos a entrada do Neolítico, há cerca de dez mil anos, os grupos humanos existentes já acumulavam um variado leque de saberes apreendidos graças à sua habilidade de raciocínio. Ao longo do tempo, já sabiam distinguir quais tipos de fonte de alimento eram próprias para o seu consumo. Além disso, construíam pequenas embarcações e criavam utensílios mais resistentes do que aqueles que foram inicialmente desenvolvidos.
Foi nesse contexto que uma profunda transformação passou a se desenvolver no cotidiano do homem pré-histórico. A observância da própria natureza permitiu que as primeiras técnicas de cultivo agrícola fossem pioneiramente desenvolvidas. Com isso, a garantia de alimento se tornava cada vez mais acessível e a constante necessidade de deslocamento se tornou cada vez menor. Essa transformação, que se difundiu ao longo dos próximos seis mil anos, deu origem à chamada “Revolução Neolítica”.
Conforme indicado por alguns estudiosos, essa transformação, também conhecida como “Revolução Agrícola”, primeiro ocorreu na região do chamado Crescente Fértil, ampla faixa de terras que abrangia desde o Rio Nilo, indo até o lugar onde se encontram os rios Tigre e Eufrates, local onde hoje identificamos a Síria e o Iraque. Com o passar dos séculos, o aprimoramento dessas técnicas agrícolas e a sedentarização permitiram uma dieta alimentar mais rica e um expressivo crescimento dos grupos humanos.